Mandalas

28/09/2013



A mandala é ... Uma estrutura integrada organizada em torno de um
centro unificador
 Em várias épocas e culturas, a mandala foi usada como expressão científica, artística e religiosa. Podemos ver mandalas na arte rupestre, no símbolo chinês do Yin e Yang, nos yantras indianos, nas mandalas e thankas tibetanas, nas rosáceas da Catedral de Chartres, nas danças circulares, nos rituais de cura e arte indígenas, na alquimia, na magia, nos escritos herméticos e na arte sacra dos séculos XVI, VII e XVIII.

A palavra "mandala" é da língua indiana clássica de sânscrito. Livremente traduzido significa "círculo", a mandala é muito mais do que uma forma simples. Ela representa plenitude, e pode ser visto como um modelo para a estrutura organizacional da própria vida - um diagrama cósmico que lembra a nossa relação com o infinito, o mundo que se estende além e dentro de nossos corpos e mentes.
Descrevendo ambas as realidades imateriais e materiais, a mandala aparece em todos os aspectos da vida: os círculos celestes que chamamos de terra, sol e lua, bem como círculos conceituais de amigos, familiares e comunidade.










"A visão integrada do mundo representado pela mandala, enquanto longa abraçada por algumas religiões orientais, já começou a emergir em culturas religiosas e seculares ocidentais. Consciência da mandala pode ter o potencial de mudar a forma como nós mesmos, o nosso planeta ver, e talvez até mesmo o nosso próprio propósito de vida. "
(De Mandala: Viagem ao Centro , por Bailey Cunningham)criação de unidade
Criar um grupo mandala é uma experiência unificadora em que as pessoas podem se expressar individualmente dentro de uma estrutura unificada.
As oficinas do Projeto Mandala para crianças incluem a criação de um grupo de mandala quilt . Os alunos gostam de criar mandalas individuais que são incorporados em uma grande obra de arte. Criar um grupo mandala pode ser uma atividade agradável com os amigos. Ele também pode fornecer um excelente encerramento para um evento ou workshop.
Estas fotos de uma rocha mandala praia foram tiradas por Mary Ann Rolfe. A mandala foi feita no culminar de uma semana de oficina em agosto de 1998 em Findhorn no norte da Escócia










um grupo mandala é uma experiência unificadora em que as pessoas podem se expressar individualmente dentro de uma estrutura unificada.
As oficinas do Projeto Mandala para crianças incluem a criação de um grupo de mandala quilt . Os alunos gostam de criar mandalas individuais que são incorporados em uma grande obra de arte. Criar um grupo mandala pode ser uma atividade agradável com os amigos. Ele também pode fornecer um excelente encerramento para um evento ou workshop.
Estas fotos de uma rocha mandala praia foram tiradas por Mary Ann Rolfe. A mandala foi feita no culminar de uma semana de oficina em agosto de 1998 em Findhorn no norte da Escócia.

Mary Ann escreve sobre a experiência: "Nós todos brainstorm para decidir sobre um projeto final para comemorar a semana e as conexões maravilhosas que tinha feito com pessoas de todo o mundo, a Fundação Findhorn e com nós mesmos." Neste linda praia do Mar do Norte , em vez de areia encontramos incríveis pedras lavadas de todos os tamanhos e cores. Então, começamos a esta criação improvisada sabendo que parte da beleza seria, em sua natureza temporária, como as marés lavado fora. "Ver Mary Ann mandala pessoal .
Mais exemplos de mandalas do grupo:
Miguel Tomas aulas de arte em Espanha
Regina Drummond workshop em Costa Rica
padrões de inter-cultural
O padrão de mandala é usada em muitas tradições religiosas. Hildegard von Bingen, uma freira cristã no século 12, criou muitas belas mandalas para expressar suas visões e crenças.
Nas Américas, os índios criaram rodas medicina e mandalas de areia. O calendário asteca circular era tanto um dispositivo de cronometragem e uma expressão religiosa dos antigos astecas.
Na Ásia, o símbolo taoista "yin-yang" representa a oposição, bem como a interdependência. Mandalas tibetanas são frequentemente ilustrações altamente complexas de significado religioso que são usados ​​para meditação.
diferentes culturas, expressões similares
Ambos os índios Navajo e monges tibetanos criar mandalas de areia para demonstrar a impermanência da vida.
No antigo Tibete, como parte de uma prática espiritual, os monges criaram mandalas intricadas com areia colorida feita de pedras semipreciosas esmagadas.A tradição continua até hoje como os monges viajam para diferentes culturas ao redor do mundo para criar mandalas de areia e educar as pessoas sobre a cultura do Tibet.
















A criação de uma mandala de areia requer muitas horas e dias para ser concluído. Cada mandala contém muitos símbolos que devem ser perfeitamente reproduzidas cada vez que a mandala é criado. Quando terminar, os monges se reúnem em uma colorida cerimônia, cantando em tons profundos como varrer a sua mandala em uma jarra e esvaziá-la em um corpo nas proximidades da água como uma bênção. Esta ação simboliza também simboliza o ciclo da vida.
Um mundo de distância, o povo Navajo americanos também criar pinturas de areia impermanentes que são usados ​​em rituais espirituais, da mesma forma como eles são usados ​​por tibetanos. A sandpainting ritual Navajo pode durar de cinco a nove dias e variam em tamanho de três a quinze metros ou mais.
procure  sobre a arte e cultura tibetana
faça uma  busque sobre Navajo pinturas de areia
mandalas em arquitetura
De stupas budistas mesquitas muçulmanas e catedrais cristãs, o princípio de uma estrutura construída em torno de um centro é um tema comum na arquitetura.
Tendas nativos americanos são formas cônicas construídos em torno de um pólo que representa o "axis mundi" ou eixo do mundo.
Buckminster Fuller ampliado no projeto cúpula com suas famosas estruturas de cúpula geodésica. A estrutura de cúpula tem o rácio mais elevado da área fechada para a área de superfície externa, e todos os membros estruturais, contribuem igualmente para o conjunto - uma grande representação estrutural de um Mandala!
micro ao macro
Representando o próprio universo, a mandala é o microcosmo eo macrocosmo, e todos nós somos parte de seu desenho intrincado. A mandala é mais do que uma imagem vimos com os nossos olhos, é um momento em tempo real. Ele pode ser pode ser usado como um veículo para explorar a arte, a ciência, a religião ea própria vida. A mandala contém uma enciclopédia do finito e um mapa de estrada para o infinito.
Carl Jung disse que uma mandala simboliza "um refúgio seguro da reconciliação interna e inteireza". É "uma síntese de elementos distintos em um esquema unificado que representa a natureza básica da existência." Jung usou a mandala para seu próprio crescimento pessoal e escreveu sobre suas experiências.
Diz-se pelos budistas tibetanos que uma mandala é composto por cinco "excelências":
O professor • A mensagem • O público • O local • O tempo
Uma audiência ou "espectador" é necessário criar uma mandala. Onde não há você, não há mandala (a partir de: You Are the Eyes of the World, por Longchenpa, traduzido por Lipman e Peterson)..









Nenhum comentário:

Postar um comentário